Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Repercussão

Mario Vargas Llosa, escritor:
"Morreu um grande escritor cujas obras deram grande prestígio à literatura de nossa língua [espanhola]. Seus livros o sobreviverão, seguirão ganhando leitores."

Ana Maria Machado, escritora:
"Ele tinha uma qualidade muito rara, que além de ser um excelente escritor, era muito gostoso de ler. Dificilmente alguém pegava um livro dele e conseguia largar. Isso não acaba com sua morte, vai continuar."

João Ubaldo Ribeiro, escritor:
"Era um grande escritor, que deixou sua marca na história da literatura em todo o mundo. E agora partiu, como acontece a todos nós. Pessoalmente, a notícia, apesar de esperada, me entristeceu. Acho que não há mais o que falar."

Luis Fernando Verissimo, escritor:
"Foi um grande escritor universal, apesar de muito identificado com a América Latina e com o realismo mágico. Lido e entendido em qualquer lugar."

Nélida Piñon, escritora:
"Quando nos deixava ver uma página sua, nos garantia que o talento é possível, que a literatura se justifica e que as palavras podem encher as ânsias da humanidade. Nós, amigos, pensávamos que era imortal não só por sua obra, mas também por sua forma de ser. Sua obra garante uma soberania criadora para as Américas."

Luiz Costa Lima, crítico literário e professor:
"Ele consegue algo quase milagroso no campo das letras, ou seja, reunir uma extrema qualidade com uma extrema popularidade."

Dilma Rousseff, presidente do Brasil:
"Foi com tristeza que soube da morte de Gabriel García Márquez. Gabo conduzia o leitor pelas suas Macondos imaginárias como quem apresenta um mundo novo a uma criança. Sua América Latina exuberante permanecerá marcada no coração de seus milhões de leitores."

Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia:
"Mil anos de solidão e tristeza pela morte do maior colombiano de todos os tempos. Solidariedade e condolências à sua família. Os gigantes nunca morrem."

Lula e Marisa Letícia, ex-presidente e ex-primeira-dama do Brasil:
"Foi um extraordinário escritor, um exímio jornalista, um grande militante das causas democráticas populares e um símbolo para todos nós da América Latina e do mundo. Em seus livros ele retratou com talento a realidade e a magia do povo latino-americano."

Barack Obama, presidente dos Estados Unidos:
"O mundo perdeu um de seus maiores escritores visionários --e um dos meus favoritos de quando era jovem. Como um colombiano orgulhoso, um representante e uma voz do povo das Américas, e como um mestre do gênero do realismo mágico', ele inspirou muitos, muitos outros."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página