Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Manifestar-se não é direito absoluto, diz Venezuela

Decisão foi tomada pela mais alta corte do país

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela decidiu ontem que o direito à manifestação pacífica, previsto no artigo 68 da Constituição, "não é um direito absoluto", como as garantias à vida e à saúde, e precisa de autorização para ser realizado.

A partir de agora, pessoas que decidam fechar uma rua para protestar poderão ser dispersadas se não tiverem uma autorização.

A decisão veio após a corte analisar um pedido de interpretação da Carta interposto pelo prefeito governista de Guacara, Gerardo Sánchez.

DIÁLOGO

Ontem, na terceira reunião para buscar uma saída para a crise política e de violência, governo e oposição concordaram em criar três grupos de trabalho e em reunirem-se mais de uma vez por semana para agilizar as decisões.

Entre os grupos a serem criados estão um para formar uma Comissão da Verdade, que irá investigar os casos de violências ocorridos desde o mês de fevereiro, que já deixaram 41 mortos, e outro que analisará a proposta de criação de uma lei de anistia, um pedido da oposição que vem sendo sistematicamentre rejeitado pelo governo.

As informações foram dadas logo após o encontro por Ramón Guillermo Aveledo, secretário-executivo da coalizão opositora MUD (Mesa da Unidade Democrática).

Aveledo disse que um terceiro grupo cuidará de temas sobre a descentralização de competências e sua divisão entre governos e prefeituras.

Os chanceleres do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, e da Colômbia, María Ángela Holguín, estavam no encontro representando a Unasul.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página