Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Fãs do papa polonês ofuscam os do italiano

DO ENVIADO ESPECIAL A ROMA

Era evidente que a maioria da multidão presente ontem na praça São Pedro estava ali por causa do popular João Paulo 2º. Mas uma italiana de 82 anos era, de certa forma, uma exceção.

Moradora de Pádua, Maria Argede viajou a Roma para homenagear João 23. "Eu estava aqui na praça no conclave que escolheu Angelo Roncalli como papa em 1958. Desde então, passei a segui-lo como João 23."

E diz ter recebido a visita dele num sonho. "Quando perdi meu marido, em 1969, num acidente de carro, pedi ao papa que me ajudasse a superar aquela tragédia. Ele apareceu num sonho, e me deu essa graça. Já era santo."

A maioria dos peregrinos que foi a Roma para a canonização passou a noite de sábado para domingo em vigília. Houve princípio de tumulto por volta das 6h de ontem, quando a praça São Pedro, fechada às 22h da noite anterior, foi reaberta.

Muitos reclamaram da falta de planejamento para auxiliar a quem decidiu dormir na rua. A brasileira Marina Brancher, de São Paulo, comparou a situação à estrutura da Jornada Mundial da Juventude, evento católico realizado no Rio de Janeiro.

"Lá, dormimos na praia de Copacabana e havia organização. Aqui, fecharam a praça e não tinha espaço para todo mundo dormir em volta dela", reclamou. "Fiquei em pé até às 6h, quando reabriram a praça." (LC)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página