Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Obama ri de si próprio e faz piada com Putin durante jantar com jornalistas

RAUL JUSTE LORES DE WASHINGTON

O presidente dos EUA, Barack Obama, fez piada com o russo Vladimir Putin, como possível candidato ao prêmio Nobel deste ano. "Hoje em dia, eles dão esse prêmio para qualquer um", disse, em seu monólogo cômico no tradicional jantar dos correspondentes da Casa Branca, realizado anteontem. O próprio Obama ganhou o Nobel da Paz em 2009.

O jantar, para quase 3 mil pessoas, reúne os jornalistas que cobrem diariamente a Casa Branca e a cúpula do governo americano. Além do monólogo satírico que o presidente faz, um grande comediante é sempre convidado para se apresentar após o presidente --desta vez, foi o ator Joel McHale, do seriado "Community".

Obama esbanjou autoironia sobre o vexame tecnológico do site de seu programa de saúde. "Em 2008, meu slogan era "Sim, nós podemos". Em 2013, virou "Control-alt-del", em referência ao comando de teclado para reiniciar um computador travado.

Quanto à queda da popularidade, disse: "Até notei que Sasha [sua filha] chamou o [ex-presidente] Bill Clinton para falar por ela na escola." Sobre sua recente viagem à Malásia, afirmou: "O que não faço para merecer alguma cobertura da rede CNN hoje em dia?". A emissora tem dado ampla cobertura sobre as buscas pelo avião da Malaysia Airlines.

Obama também ironizou a mídia ("a Fox News vai ter mais trabalho em provar que Hillary Clinton nasceu no Quênia") e o Congresso ("Se quiser receber sem trabalhar, tem de concorrer ao Congresso, como os demais").

Boa parte das piadas só funciona para quem acompanha de muito perto a política americana --por exemplo, sobre o tom camarão da pele do presidente da Câmara, o republicano John Boehner ("os republicanos têm dado mais trabalho a Boehner do que a mim agora, o que prova que "Orange is the new black" ["laranja é o novo preto", nome de seriado de sucesso].

Nos últimos anos, políticos e jornalistas se tornaram coadjuvantes em sua própria festa --astros de Hollywood dominam boa parte das mesas e do tapete vermelho. Pela moda um tanto desengonçada da burocracia de Washington (em contraste com a alta costura de Hollywood), a festa é apelidada de "baile de formatura para nerds".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página