Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Drag ganha concurso de música e gera polêmica com Rússia

DE SÃO PAULO

A cantora austríaca Conchita Wurst, uma drag queen barbada de 25 anos, foi a grande vencedora do Eurovision. O tradicional concurso europeu de música teve sua 59ª edição anteontem em Copenhague, Dinamarca. Foi a primeira vez em 48 anos que a Áustria ganha a premiação.

O festival alcançou conotação política pela vitória de Conchita e pela participação da Rússia e da Ucrânia, países com uma forte legislação antigay.

A vitória foi cercada de controvérsia. Ao receber o prêmio por sua performance de "Rise Like a Phoenix", Conchita, cujo nome real é Tom Neuwirth, afirmou: "Esta noite é dedicada a todos que acreditam em um futuro de paz e liberdade. Vocês sabem quem são --nós somos um só e ninguém pode nos conter".

Mais tarde, disse que se dirigia a "certos políticos", como o presidente russo Vladimir Putin, "entre outros".

Segundo ela, a Europa tomou uma posição política ao escolhê-la como vencedora.

As concorrentes da Rússia, irmãs Tolmachevy, foram vaiadas enquanto recebiam sua pontuação. Mais tarde, conservadores russos rebateram as manifestações.

O vice-primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Rogozin, afirmou em sua conta do Twitter que o Eurovision "mostrou aos apoiadores da integração europeia o futuro que querem para a Europa: uma mulher barbada".

"Não há limite para o nosso ultraje. É o fim da Europa, que está virando um lugar selvagem. Não há mais homens e mulheres, há aquilo'", disse o nacionalista Vladimir Zhirinovsky em entrevista à TV estatal Rossiya-1. "Há 50 anos, o Exército soviético ocupou a Áustria. Nós erramos ao libertar o país".

O presidente austríaco Heinz Fischer disse que "a vitória não era somente da Áustria, mas da diversidade e da tolerância na Europa".

No total, 26 países se apresentaram no Eurovision deste ano para um público de 180 milhões de espectadores. No Twitter, foram gerados 5,4 milhões de comentários sobre o evento, sendo o pico o momento em que a vitória de Conchita foi anunciada, com 47 mil tuítes por minuto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página