Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Explosão em mina na Turquia deixa ao menos 200 mortos

Autoridades acreditam que o número de mortes deve subir porque centenas de mineiros estão desaparecidos

Acidente ocorreu após unidade de energia explodir a 200 m de profundidade; números divulgados conflitam

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Uma explosão em uma mina de carvão no extremo oeste da Turquia deixou ao menos de 200 mortos ontem, de acordo com informações do governo do país.

De acordo com a agência Efe, o governo turco relatou que 201 pessoas morreram em decorrência de uma explosão na mina localizada no distrito de Soma, na província de Manisa.

No momento do acidente havia 787 mineiros na mina --363 conseguiram sair do local, afirmou o ministro de Energia, Taner Yildiz, que se deslocou ontem até o local do acidente.

Mustafa Moroglu, deputado do opositor Partido Republicano do Povo, afirmou antes que o número de vítimas poderia ser maior, em torno de 250 pessoas. "Ninguém tem números claros. É uma grande tragédia", afirmou ele à agência Efe.

O premiê turco, Recep Tayyip Erdogan, adiou uma visita à Albânia, que estava prevista para hoje, e irá ao local do desastre, situado cerca de 250 km ao sul de Istambul.

"Estão sendo realizados esforços de resgate dos nossos irmãos nas minas. Se Deus quiser, nas próximas horas, receberemos boas notícias", disse Erdogan durante um evento na capital, Ancara.

Yildiz relatou que quatro equipes diferentes estavam trabalhando no resgate.

"O fogo está causando problemas, mas estamos enviando oxigênio aos principais poços que não foram afetados", afirmou o ministro.

Segundo Yildiz, as equipes de resgate estavam enfrentando envenenamento por dióxido de carbono e monóxido de carbono. "Precisamos tirar nossos amigos de lá com calma", disse. Na noite de ontem, dezenas de ambulâncias estavam no local, relatou a CNN.

PRESOS SOB A TERRA

O acidente aconteceu a cerca de 200 metros de profundidade, mas a uma distância de dois quilômetros a partir da boca da mina.

Segundo as informações divulgadas ontem, os mineiros presos estão entre um e dois quilômetros longe do lugar da detonação.

O problema na mina começou devido a uma explosão em uma unidade de energia. Com isso, os elevadores da unidade pararam de funcionar, deixando os mineiros presos no interior.

A mina pertence a uma empresa privada que emprega 6.500 trabalhadores em Soma, uma cidade com amplas jazidas de carvão na província de Manisa.

O pior acidente da mineração turca aconteceu em 1992, quando 236 trabalhadores morreram após uma explosão ocorrida na província de Zonguldak.

Em maio de 2010, outra explosão deixou 30 mortos. na mesma região.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página