Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

ilustrada em cima da hora

Morre Bendjelloul, 36, diretor de documentário que levou o Oscar

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - O diretor sueco Malik Bendjelloul, 36, foi encontrado morto ontem em Estocolmo. Ele venceu o Oscar de melhor documentário em 2013 com o filme "Searching for Sugar Man".

A causa da morte não foi divulgada. Segundo a polícia local, não há no momento suspeita de crime.

Bendjelloul iniciou a carreira como ator mirim na TV sueca. Depois, estudou jornalismo e produção de mídia. Dirigiu diversos documentários musicais em seu país e trabalhou como repórter televisivo.

"Searching for Sugar Man", o filme premiado no Oscar, investiga rumores sobre a morte do músico norte-americano Sixto Rodriguez. A pesquisa foi feita com a ajuda de dois fãs sul-africanos do artista.

As canções folk de Rodriguez, que nunca foram populares em seu próprio país, fizeram sucesso na África do Sul entre as décadas de 1970 e 1980.

O filme ajudou a dar novo fôlego à carreira de Rodriguez. Em 2013, o músico participou de festivais importantes, como o Glastonbury, na Inglaterra, e o de Montreux, na Suíça.

O documentário vencedor do Oscar foi dirigido, coescrito e editado por Bendjelloul e angariou outros prêmios internacionais como o Bafta (principal premiação do cinema britânico) em 2013, e o prêmio do júri e da crítica do festival de Sundance, em 2012.

Bendjelloul estava trabalhando em um projeto sobre o ambientalista Lawrence Anthony (1950-2012), que acreditava poder falar com elefantes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página