Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Site de cubana é bloqueado logo após seu lançamento

Jornal digital de opositora Yoani Sánchez foi redirecionado a portal com críticas a ela

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O novo site de notícias da blogueira opositora cubana Yoani Sánchez, o 14ymedio, foi bloqueado nesta quarta-feira (21) dos servidores cubanos horas após sua estreia.

Sanchéz prometeu lançar o primeiro jornal digital independente da ilha comunista.

Contudo, a rede cubana redirecionava o usuário para uma página chamada Yoanislandia.com, que continha ataques contra Sanchéz e incluía diversos artigos assinados por blogueiros aliados do regime.

"Nascemos e já temos nosso primeiro ataque' em redes digitais [...]" afirmou Sánchez no Twitter.

O portal de críticas à opositora se define como "um site de pessoas fartas de que Yoani Sánchez se apresente como a Madre Teresa de Calcutá dos dissidentes cubanos".

No alto, são mostradas as bandeiras dos Estados Unidos e da União Europeia e páginas de meios de comunicação contrários ao regime cubano.

No entanto, a página continua acessível em outros países, incluindo o Brasil.

O portal (www.14ymedio.com) foi lançado nesta quarta-feira em um desafio ao monopólio estatal sobre os meios de comunicação em um país onde o acesso à internet é limitado. Dos 11,2 milhões de cubanos, 2,6 milhões têm acesso à internet e muitos só podem ver a intranet controlada pelo governo.

Sanchéz é uma crítica severa do governo, contra o qual promoveu ataques em seu blog e no Twitter. Seus posicionamentos a levaram à prisão em várias ocasiões.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página