Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Influência de Uribe deve definir eleição, afirmam especialistas

DA ENVIADA A BOGOTÁ

A partir desta segunda-feira (26), começam a ser definidas as alianças para o segundo turno da eleição colombiana. Enquanto a esquerdista Clara López deve apoiar a Santos, a direitista Marta Lucía deve se juntar a Zuluaga.

Como ambas tiveram praticamente o mesmo número de votos, o apoio mais disputado deve ser o de Enrique Peñalosa, que obteve 8,28%.

O candidato verde não quis dizer quem vai apoiar e declarou que irá conversar antes com o partido e com os membros da aliança.

Para analistas políticos ouvidos pela Folha, o fator que vai definir essa campanha será o ex-presidente Álvaro Uribe (2002-2010).

Os cinco candidatos tiveram ou mantém vínculos com ele. Zuluaga, hoje seu preferido, era seu ministro da Economia. Santos, hoje com relações cortadas, e Marta Lucía foram responsáveis pela pasta da Defesa. Peñalosa teve o apoio de Uribe para candidatar-se à prefeito de Bogotá em 2011.

E até mesmo Clara López, que está na antípoda ideológica do ex-presidente, carrega um vínculo pessoal, foi sua namorada nos anos 70.

"Juan Manuel Santos quis semear a ideia de que essa campanha era sobre a paz. Não é. Está cada vez mais claro que se trata de um plebiscito pela volta ou não de Uribe ao poder", diz a jornalista Juanita León, editora do site "La Silla Vacía".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página