Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Egito faz primeiro dia de eleições presidenciais

Pleito deve eleger ex-militar já no 1º turno

DE JERUSALÉM

O Egito votou, nesta segunda-feira (26), no primeiro de dois dias para as eleições presidenciais do país. É esperado que o ex-militar Abdel Fattah al-Sisi seja eleito.

O dia correu sem que houvesse relato de mortos ou feridos, em contraste com o visto em janeiro, quando houve um referendo constitucional. Nessa ocasião, dez morreram no primeiro dia de votos.

O resultado do pleito será anunciado em 5 de junho. Caso nenhum candidato tenha mais da metade dos votos, está previsto segundo turno em 16 e 17 de junho. É improvável que isso aconteça, porém, diante da popularidade de Sisi. Seu rival, o político de esquerda Hamdin Sabahi, tem poucas chances de chegar ao segundo turno.

Tanto a campanha de Sisi quanto a de Sabahi reclamaram de irregularidades durante o pleito, que é observado por organizações internacionais e por centros locais.

Sisi é visto como um dos mentores do golpe que retirou Mohammed Mursi, da Irmandade Muçulmana, da Presidência, em julho de 2013. Sua eleição significará o retorno ao poder de um presidente com passado militar.

A Irmandade Muçulmana havia convocado um boicote, mas suas esperanças de uma baixa participação no pleito, na segunda, não pareciam ter se tornado realidade. (DB)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página