Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Casa Branca comete gafe e revela nome de espião

Agente exposto é chefe da CIA no Afeganistão

ISABEL FLECK DE NOVA YORK

O principal agente da CIA no Afeganistão teve seu nome revelado pela Casa Branca em um documento circulado entre jornalistas durante a visita surpresa de Barack Obama ao país.

A assessoria do presidente logo confirmou o erro na divulgação e circulou outro e-mail, com uma lista atualizada dos integrantes do encontro com Obama na base de Bagram no último domingo, sem o nome do agente.

A mensagem, enviada pela Casa Branca primeiro a jornalistas selecionados, mas depois distribuída a mais de 6.000 contatos, identificava o agente como "chefe do posto" da CIA em Cabul.

A pedido da Presidência, os jornais não reproduziram em suas matérias o nome do espião, para não colocar ainda mais em risco a segurança do agente e de sua família.

Não está claro se a revelação obrigará a CIA a mudar o espião de posto. A agência e a Casa Branca não comentaram o erro. Nos últimos anos, as identidades de pelo menos três chefes de posto da CIA no Paquistão foram expostas, segundo o "Washington Post".

A revelação deste fim de semana foi um dos raros casos em que a identidade de um agente da CIA foi vazada pelo próprio governo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página