Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Manifestantes da Tailândia usam saudação do filme 'Jogos Vorazes'

DE SÃO PAULO DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Impedidos de protestar contra o novo governo militar da Tailândia, jovens passaram a usar um gesto criado em Hollywood para criticar o regime. Os manifestantes erguem o braço com três dedos levantados, em saudação criada na série de filmes "Jogos Vorazes".

"Levantar os três dedos se tornou um símbolo do clamor pelos direitos políticos fundamentais", escreveu o ativista Sombat Boonngam-anong em seu Facebook. Ele pediu para as pessoas levantarem "três dedos, três vezes por dia" às 9h, 13h e 17h.

Usuários das redes postaram fotos fazendo o sinal. "Queridos #JogosVorazes, nós pegamos o sinal de vocês para nós. Nossa luta não é ficção. Obrigada", escreveu outro ativista.

O gesto começou a ser usado durante um encontro em um shopping de Bancoc no último domingo (1), como forma de criticar o governo. As manifestações estão proibidas no país desde o dia 22, quando os militares tomaram o poder, encerrando sete meses de protestos.

Nos filmes, o sinal é usado por rebeldes que lutam contra um governo autoritário que comanda um país chamado Panem. Inspirada em uma trilogia de livros infantojuvenis, a saga é estrelada por Jennifer Lawrence.

Os militares tailandeses, porém, já avisaram que o gesto está proibido.

"Nós estamos monitorando o movimento", disse o coronel Weerachon Sukhondhapatipak, porta-voz da junta militar. "Se for uma forma óbvia forma de resistência, nós teremos que controlá-la para que não cause desordem no país", completou.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página