Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Braço da Al Qaeda toma cidade do Iraque

Fundamentalistas do grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante controlam Mossul, 2ª maior cidade do país

Confronto na região já durava quatro dias; governo anunciou que vai armar a população contra os insurgentes

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Insurgentes radicais sunitas conquistaram nesta terça-feira (10) o controle de Mossul, a segunda maior cidade do Iraque.

Portando granadas e armas antiaéreas, os militantes do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) --um braço da rede terrorista Al Qaeda-- conseguiram expulsar a maior parte da polícia e dos militares da região.

Dois oficiais do Exército iraquiano disseram que as forças de segurança deixaram a cidade depois que os militantes capturaram uma base militar e libertaram mais de 200 prisioneiros.

Os militares atearam fogo em depósitos de combustível e munições para impedir os militantes de usá-los.

A captura de Mossul pelo grupo ocorre após quatro dias de intenso conflito. A queda é duro golpe para os esforços do governo, de maioria xiita. As tropas dos EUA deixaram o Iraque no fim de 2011.

Logo depois da tomada, o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, pediu ao Parlamento que declarasse estado de exceção. EUA e ONU criticaram os ataques.

O EIIL, que atua também na Síria, quer estabelecer um Estado islâmico na região.

Com 1,4 milhão de habitantes, Mossul é importante para a indústria de petróleo iraquiana. A cidade é vizinha da região autônoma curda, para onde milhares de pessoas fugiram. Os curdos possuem uma força de segurança própria e não descartaram atacar os insurgentes.

Fontes do Exército afirmaram que os militantes teriam capturado também parte das províncias de Salahedin e Kirkuk, mas a informação não foi confirmada oficialmente.

O Iraque anunciou que vai fornecer armas aos cidadãos voluntários para lutar contra os insurgentes.

Em comunicado na TV, o governo anunciou a criação de "um núcleo de crise para supervisionar o voluntariado e distribuir armamento aos cidadãos voluntários".

"O governo saúda a vontade dos cidadãos de defender a pátria e vencer o terrorismo", acrescentou a nota.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página