Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ucrânia vai fazer acordo econômico com a UE

Presidente vai assinar documento no dia 27

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, disse nesta quinta-feira (19) que assinará um acordo de cooperação econômica com a União Europeia (UE) em 27 de junho, em Bruxelas.

O governo da Ucrânia já tinha assinado os capítulos de diálogo político e cooperação do acordo, porém não os referentes ao estabelecimento de uma área de livre-comércio entre as partes.

Em novembro passado, o então presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, desistiu de última hora de assinar a porção econômica do documento, provocando uma onda de manifestações pró-UE que contribuiu para sua derrocada, em fevereiro.

Poroshenko afirmou que a Ucrânia ainda terá de implementar o acordo, o que será um desafio para a economia do país.

Também nesta quinta, os deputados ratificaram as nomeações de uma nova diretora do Banco Central e de um procurador-geral, dois cargos importantes no governo de Poroshenko.

RETROCESSO

Na quarta-feira (18), o presidente ucraniano anunciou a instauração iminente de um cessar-fogo unilateral no leste do país, onde a violência provocou pelo menos 356 mortes desde abril.

Na contramão, o secretário-geral da Otan (aliança militar ocidental), Anders Rasmussen, disse que voltou a crescer o número de militares russos na fronteira dos dois países. Ele classificou a movimentação de "lamentável retrocesso".

A Otan havia reconhecido a saída de tropas russas do local nas últimas semanas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página