Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ucrânia assina acordo polêmico com Europa

Pacto é o mesmo cuja recusa, em novembro, levou a protestos e à queda do presidente pró-russo Viktor Yanukovich

Assinatura terá graves consequências, afirma o Kremlin; presidente ucraniano estende por 3 dias trégua a rebeldes

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Ucrânia assinou nesta sexta-feira (27) o mesmo acordo comercial com a União Europeia cuja recusa, em novembro do ano passado, gerou a onda de protestos que deixou 106 mortos no país até abril e derrubou o presidente Viktor Yanukovich, aliado da Rússia.

Além dos protestos, centenas morreram em conflitos no leste ucraniano desde abril, quando rebeldes pró-Rússia começaram a controlar cidades e prédios do governo, num esforço para se alinhar com os russos em vez da UE.

Assinado em Bruxelas, o acordo incluiu mais duas ex-repúblicas soviéticas, Geórgia e Moldova, e prevê dispensar esses países de tarifas de exportação nas vendas ao bloco europeu. Em contrapartida, terão de fazer reformas econômicas.

"Que grande dia! Possivelmente o mais importante para meu país desde a independência [da União Soviética], em 1991", declarou o presidente ucraniano, Petro Poroshenko --eleito para o cargo em maio, três meses depois da deposição de Yanukovich.

"Todos nós preferíamos ter assinado este acordo sob circunstâncias diferentes, mais confortáveis. Por outro lado, a agressão externa à Ucrânia é outra forte razão para esta etapa crucial", acrescentou Poroshenko, referindo-se aos russos, acusados de ajudar militarmente os insurgentes.

"A União Europeia está a seu lado [da Ucrânia], hoje mais que nunca", declarou Herman Van Rompuy, presidente do Conselho Europeu.

A cerimônia de assinatura reuniu os líderes dos 28 países do bloco, além de Poroshenko e dos primeiros-ministros da Geórgia e da Moldova. O líder ucraniano afirmou que o pacto será aplicado em toda a Ucrânia, "inclusive na Crimeia" --região em disputa com a Rússia.

Principal responsável pela pressão para que Yanukovich não assinasse o acordo, o governo russo reagiu com veemência. Um assessor do presidente Vladimir Putin, Sergei Glaziev, chegou a chamar Poroshenko de "nazista".

O vice-chanceler da Rússia, Grigori Karasin, disse que o pacto terá "graves consequências", sem citar quais. O Kremlin também prometeu adotar medidas contra eventuais perdas na sua economia --hoje, a Ucrânia é muito dependente do comércio com os russos.

Tanto Van Rompuy como o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, insistiram em que nada no pacto afeta a Rússia. "O acordo é positivo. Não foi feito contra ninguém", disse Barroso.

CESSAR-FOGO

Também nesta sexta, Poroshenko estendeu por mais três dias a trégua com os insurgentes pró-Rússia.

Em Bruxelas, os líderes europeus votaram contra novas sanções aos russos, mas deram prazo até segunda (30) para que Putin exerça influência sobre os rebeldes visando ao término dos confrontos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página