Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

90% dos vigiados pela NSA são cidadãos comuns, diz jornal

DE SÃO PAULO

A maioria das pessoas que tiveram sua vida digital monitorada pela NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) eram cidadãos comuns, não suspeitos de atividades ilícitas, revelou o "Washington Post" neste domingo (6), a partir de dados fornecidos pelo ex-consultor da agência Edward Snowden.

Segundo o levantamento, nove em cada dez espionados tiveram suas informações capturadas em operações que investigavam outras pessoas.

Durante quatro meses, o jornal analisou dados eletrônicos interceptados pela NSA e vazados por Snowden, que vive asilado na Rússia.

O estudo se baseou em 160 mil e-mails e conversas de mensagens instantâneas, além de documentos retirados de mais de 11 mil contas na internet, interceptados durante o primeiro mandato do presidente Barack Obama (2009-2012).

A pesquisa mostrou que a NSA guarda documentos sobre assuntos considerados "inúteis" por analistas de inteligência. Como exemplo, são citadas histórias de amor e de traição, crises mentais, conversões políticas e religiosas, ansiedade financeira e esperanças frustradas.

No entanto, os arquivos também incluíam descobertas consideradas úteis, como revelações sobre um projeto nuclear, uma calamidade militar em uma potência inimiga e a identidade de hackers. O jornal não detalhou esses casos para não atrapalhar operações em andamento.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página