Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise

Ocupação da faixa de Gaza seria problema sério para israelenses

MÁRIO CHIMANOVITCH ESPECIAL PARA A FOLHA

Prestes a reocupar Gaza militarmente, Israel está próximo de se envolver num conflito de grandes proporções que, ao que tudo indica, não se limitará ao norte do país.

Na região controlada pelo Hizbullah, aliado ao Hamas e sob influência e financiamento do Irã, mísseis foram disparados contra o território israelense, o que pode forçar o Exército a deslanchar incursões ou bombardeios sobre o território libanês contra essa ameaça.

A campanha contra o Hamas deve ser longa e custosa, embora o sistema de defesa "Iron Dome" (Domo de Ferro) esteja funcionando bem para destruir os foguetes lançados pelo Hamas contra cidades israelenses.

Uma longa ocupação vai contra o desejo israelense, que não gostaria de voltar a ocupar uma área explosiva, que requer controle sobre 1,6 milhão de palestinos.

Israel, nessas circunstâncias, gostaria que a própria população palestina de Gaza colocasse fim ao domínio político e militar que o Hamas exerce sobre a área.

E, para tanto, adota medidas de pressão, tais como reduzir drasticamente o fornecimento de energia elétrica e combustíveis para a região.

Todavia, isso parece quase impossível no momento. Os israelenses jamais serão aceitos como "protetores", e a tendência atual é a de que Hamas e Fatah venham a somar forças nas hostilidades ao Estado judeu, acarretando sérias dificuldades no tortuoso processo de paz entre Israel e Autoridade Palestina.

Se a força aérea e a artilharia não silenciarem as baterias de mísseis do Hamas, em futuro próximo Israel não terá outra alternativa senão reconquistar a faixa de Gaza e ocupá-la por longo período.

O premiê Binyamin Netaniahu afirma por seu turno que a operação militar irá prosseguir e se expandir até que o bombardeio sobre as cidades israelenses cesse e a calma retorne.

Esses objetivos, no momento, são inatingíveis. Em lugar de uma longa ocupação de Gaza, sugerem analistas locais, Israel deve infligir o máximo de danos ao Hamas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página