Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Separatistas barram inspetores e somem com caixas-pretas

DE SÃO PAULO

Os separatistas pró-Rússia que atuam no leste da Ucrânia inflamaram nesta sexta-feira (18) a suspeita de que sejam responsáveis por derrubar o voo MH17.

O primeiro motivo foram restrições impostas a inspetores enviados pela OSCE (Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa) ao local da queda.

Segundo a entidade, os profissionais não puderam se mover livremente pela área e, 75 minutos depois, foram expulsos.

O segundo foi o mistério em torno das duas caixas-pretas (uma registra dados do avião e outra, os diálogos). Inicialmente, foi informado que as primeiras equipes a chegarem à cena acharam uma das caixas (não se sabe qual) e a entregaram a líderes rebeldes locais. A segunda teria sido achada pelos próprios separatistas.

Porém, nesta sexta, diferentes lideranças disseram, primeiro, que entregariam os equipamentos a Moscou e, depois, que não sabiam onde eles estavam. Nenhuma imagem das caixas foi divulgada.

Por fim, o governo ucraniano difundiu a gravação de um suposto grampo telefônico no qual separatistas discutem o abatimento de um avião e se mostram surpresos ao descobrir que era civil, e não militar.

A veracidade dos diálogos não pôde ser comprovada, no entanto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página