Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Kirchneristas enfrentam três outras forças

DE BUENOS AIRES

O herdeiro político escolhido pela presidente Cristina Kirchner deve atrair cerca de 15% do eleitorado, estima o cientista político Gabriel Puricelli, do Laboratório de Políticas Públicas.

"É o que parecem indicar as pesquisas sobre o voto kirchnerista duro, aquele que irá escolher o candidato governista não importa quem ele seja", afirma Puricelli.

Seja quem levar esses votos, ainda precisará derrotar, nas eleições para presidente, outras três forças políticas.

Uma delas será o candidato de uma frente de oposição que reúne desde políticos socialistas até representantes mais identificados com a direita. Hermes Binner, que perdeu a eleição presidencial de 2011 para Cristina, afirmou que irá disputar as prévias nessa aliança.

FRAGMENTAÇÃO

Outros dois partidos devem apresentar um candidato único nas suas prévias: o PRO (Proposta Republicana), do prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, e o Frente Renovadora, que deve sair com o deputado Sergio Massa como candidato em 2015.

"Essa fragmentação só favorece a Frente para a Vitória", diz Nicolás Tereschuk, da consultoria Artepolítica.

Ou seja, a profusão de candidatos de oposição, para o cientista político, beneficia aquele que conseguir representar a continuidade do governo dos Kirchner.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página