Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

EUA acusam Rússia de levar armas à divisa com Ucrânia

Ucranianos atacam com morteiros, dizem russos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os EUA acusaram a Rússia de levar artilharia pesada para perto da fronteira ucraniana, visando entregá-la a separatistas pró-russos. Também nesta sexta (25), os russos acusaram a Ucrânia de disparar morteiros contra agentes do outro lado da divisa.

A troca de acusações ocorre oito dias depois da queda do voo MH17 da Malaysia Airlines no leste da Ucrânia, matando 298 pessoas. O governo do país atribui a tragédia a rebeldes usando mísseis cedidos pela Rússia, o que insurgentes e russos negam.

Steve Warren, porta-voz do Pentágono, afirmou que os EUA detectaram poderosos sistemas de foguetes russos se aproximando da fronteira da Ucrânia e disse que eles poderiam ser entregues em breve aos separatistas.

Autoridades de segurança da Rússia, por sua vez, acusaram a Ucrânia de disparar até 40 morteiros que caíram na província russa de Rostov. Segundo eles, só a "má preparação" das forças ucranianas impediu que houvesse mortes.

A Rússia também atacou, por meio de sua chancelaria, a porta-voz do Departamento de Estado americano, Marie Harf, acusando-a de repetir "insinuações infundadas".

Ainda nesta sexta, autoridades ucranianas disseram à agência AFP ter encontrado uma vala comum em Slaviansk, ex-reduto de insurgentes no leste, retomado pelo governo há algumas semanas.

As autoridades de Kiev, que investigam o desaparecimento de habitantes da cidade, afirmaram que a vala pode conter uma dúzia de corpos, incluindo rebeldes separatistas e civis.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página