Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Avião é escoltado por caças na Inglaterra após alerta de bomba

Homem foi detido depois de pouso; nada suspeito foi achado

LEANDRO COLON DE LONDRES

Um passageiro do voo QR23, da Qatar Airways, foi preso nesta terça-feira (5) após o avião pousar no aeroporto de Manchester, no norte da Inglaterra, vindo de Doha, capital do Qatar.

Segundo a polícia local, o homem de 47 anos, natural do País de Gales, teria feito uma ameaça de bomba dentro do avião e foi retirado logo após o pouso.

Jatos militares da Raf (Força Aérea Real Britânica) escoltaram o Airbus 330, que levava 269 passageiros e 13 tripulantes.

De acordo com a polícia de Manchester e a Qatar Airways, o piloto acionou um alerta de emergência depois de ter chegado à cabine um bilhete, vindo do passageiro preso, dizendo que havia um objeto suspeito a bordo da aeronave. Em terra, o avião foi vasculhado, e nada de anormal foi encontrado.

As imagens transmitidas pela rede britânica BBC mostraram um jato fazendo escolta. "Não sabemos quão verdadeira é a ameaça, mas é essencialmente vital lidar com a situação como emergência total", disse John O'Hare, chefe-superintendente da polícia de Manchester, logo após o episódio.

Ele alertou que o aeroporto seria tomado por policiais e outros serviços de emergência. "Neste momento peço para que não se assustem. A nossa resposta será tão abrangente e proporcional à segurança das pessoas a bordo e em torno do aeroporto. A nossa preocupação é primordial", afirmou.

Todos os voos chegaram a ser suspensos por 25 minutos, mas o aeroporto retomou as operações.

Um policial ouvido pelo jornal "The Guardian" disse se tratar de um trote. "É bem provável que estivéssemos diante de um idiota, e não de um terrorista internacional."

Apesar de a ameaça de bomba ter se revelado falsa, os outros passageiros ficaram preocupados porque disseram não ter sido informados sobre o que ocorria --eles só foram orientados a permanecer sentados por cerca de uma hora após o pouso.

Alguns relataram que continuaram tensos após o homem ser preso, por acharem que ele poderia ter deixado algum explosivo para trás.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página