Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Perto de fim da trégua, foguetes de Gaza atingem Israel

Hamas informou não ser o responsável pelos disparos, mas negociador diz que cessar-fogo não será estendido

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Foguetes lançados da faixa de Gaza atingiram na manhã desta sexta-feira (8) o território israelense, cerca de quatro horas antes do fim da trégua de três dias entre Israel e o movimento palestino Hamas, segundo informações do Exército israelense.

"Agora mesmo, dois foguetes disparados de Gaza atingiram o sul de Israel. Não há registro de feridos", informou nota do Exército. "Os terroristas violaram o cessar-fogo", acrescentou a nota.

Até a conclusão desta edição, não havia informações sobre uma resposta das forças de Israel ao ataque.

Segundo a CNN, o Hamas negou que tenha sido o autor dos disparos.

No Cairo, onde palestinos e israelenses negociam o fim do conflito, um membro do Hamas disse que o grupo não prolongaria o cessar-fogo, porque Israel rejeitou todas as demandas do grupo.

INSPETORES EUROPEUS

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, pediu à União Europeia que envie inspetores às fronteiras de Gaza, para controlar a entrada e a saída de bens do território.

Ele disse ao jornal alemão "Bild" que a Alemanha tem um importante papel na prevenção de uma catástrofe humanitária na região, onde Israel e Egito mantêm uma forte restrição na movimentação de bens e pessoas.

O chanceler sugeriu o envio de civis apenas.

Na Europa, ganha força a ideia de que as fronteiras de Gaza devem ser abertas, para que a economia local possa se desenvolver.

"É muito importante que o bloqueio a Gaza seja retirado para que possa haver o movimento de bens necessários", disse o porta-voz da Comissão Europeia, Peter Stano.

O Hamas põe o fim do bloqueio como condição para um cessar-fogo permanente. Israel quer o desarmamento do grupo.

Nesta quinta, o Hamas realizou uma manifestação pública em Gaza para demonstrar força, e Mushir al-Masri, um dos líderes do grupo, disse que os combatentes estavam prontos para voltar ao conflito. "Nossos dedos estão nos gatilhos, e nossos foguetes estão apontados para Tel Aviv", disse Masri.

O Hamas informou que Israel não destruiu todos os túneis que ligam os territórios.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página