Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Rússia e Ucrânia chegam a acordo para ajuda humanitária

Sob suspeita, carga russa receberá vistoria europeia antes de entrar no leste ucraniano

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Ucrânia e Rússia chegaram a um acordo sobre o comboio russo com ajuda humanitária para a zona de conflito no leste da Ucrânia.

Os países decidiram que a remessa será examinada na fronteira pela OSCE (Organização para Segurança e Cooperação na Europa) e, na região de Lugansk, será distribuída aos civis pela Cruz Vermelha, segundo o porta-voz da Presidência ucraniana, Sviatoslav Tsegolko.

Em Kiev, há a desconfiança de que os caminhões levem soldados das forças especiais russas.

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) advertiu que qualquer missão russa que não tenha aprovação da Ucrânia e não esteja sob controle de uma organização internacional será considerada um ataque à soberania ucraniana.

O Ministério das Relações Exteriores russo disse que são absurdas as acusações de que o comboio é um pretexto para uma invasão.

O governo russo diz que cumpriu todas as condições estabelecidas por Kiev, desde o itinerário do comboio até a exigência de que serão os ucranianos que o escoltarão.

E informou que a carga será entregue à Cruz Vermelha ao chegar à fronteira.

Para facilitar a sua distribuição, a ajuda deve entrar por um local perto de Lugansk, e não mais pela região de Kharkov.

O comboio de 262 caminhões leva, entre outras coisas, 400 toneladas de cereais, 100 toneladas de açúcar, 62 toneladas de alimentos para bebês, 54 toneladas de medicamentos, 12 mil sacos de dormir e 69 geradores de energia de potência variada.

A Ucrânia anunciou nesta quarta o envio de sua própria ajuda às regiões rebeldes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página