Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Polícia revela quem matou jovem negro

Oficial, há seis anos na corporação, é responsável por morte de Michael Brown, 18, no Estado de Missouri (EUA)

Ao mesmo tempo, vídeo com imagens de garoto roubando uma loja foi divulgado; caso gerou onda de protestos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A polícia da cidade de Ferguson, no Estado de Missouri (EUA), identificou o agente que matou o adolescente negro Michael Brown, 18, no sábado passado (9).

Thomas Jackson, chefe de polícia estadual, disse nesta sexta-feira (15) que Darren Wilson, que trabalha na polícia há seis anos e não possui registro de má conduta, foi o responsável pela morte. Jackson o descreveu como "um policial fantástico".

O caso gerou uma onda de protestos de cunho racial na cidade.

A polícia informou na manhã desta sexta que Brown era suspeito de ter roubado uma caixa de charutos de US$ 49 (R$ 110) antes de ser morto pelo policial.

Segundo Jackson, o policial Wilson foi atender a uma ocorrência de roubo de charutos em uma loja de conveniência na qual o suspeito havia sido descrito como um homem negro que vestia uma camiseta branca.

O chefe de polícia mostrou imagens do circuito interno da loja em que aparecem dois homens jovens, um deles de camisa branca, agredindo o proprietário e levando a caixa de charutos.

A descrição dos suspeitos bate com a de Michael Brown e de seu amigo Dorian Johnson, motivo pelo qual teria sido feita a abordagem.

À tarde, porém, em uma entrevista à imprensa, Thomas Jackson informou que no momento em que abordou o adolescente, o policial ainda não sabia que ele era suspeito de ser o autor do roubo.

Alegando que as investigações sobre a morte do adolescente ainda estão em andamento, o chefe de polícia de Ferguson se recusou a falar sobre o motivo que teria levado o policial a abordá-lo.

Na quinta, o governador do Missouri, Jay Nixon, escolheu Ron Johnson, chefe da Polícia Rodoviária Estadual, que é negro, para chefiar as operações em Ferguson.

VERSÕES

De acordo com uma testemunha, Brown estava desarmado e caminhava pela rua quando um policial atirou nele. Segundo a testemunha, o adolescente já estava com as mãos para o alto.

Já a polícia de Saint Louis, capital do Missouri, indica que Brown foi morto depois de ter agredido o policial e de ter tentado roubar sua arma.

Cerca de 50 pessoas foram presas em razão das manifestações em protesto contra a ação da polícia, inclusive dois jornalistas, que foram liberados sem nenhuma acusação.

Na quinta, o presidente Obama pediu "transparência" à polícia e criticou o "uso excessivo de força".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página