Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Imprensa alemã diz que serviço secreto do país grampeou Hillary

Conversa de ex-secretária teria sido gravada de forma acidental

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Hillary Clinton teve ao menos um telefonema grampeado pelos serviços de inteligência da Alemanha quando era secretária de Estado dos EUA, segundo informações da imprensa alemã.

Segundo as reportagens, a conversa foi interceptada acidentalmente quando Hillary estava no avião oficial dos EUA. Autoridades alemãs que não tiveram os nomes revelados disseram que foi "uma idiotice" não ter destruído a gravação imediatamente.

O caso já teria sido mencionado em uma conversa entre o sucessor de Hillary no Departamento de Estado, John Kerry, e o ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier.

Nem o governo alemão nem o Conselho Nacional de Segurança dos EUA quiseram comentar a denúncia.

No ano passado, o ex-agente da CIA Edward Snowden provocou um escândalo mundial ao revelar a ampla extensão do programa de espionagem americano. O caso abalou as relações entre os EUA e a Alemanha.

Em julho deste ano, um funcionário da inteligência alemã foi preso acusado de espionar para os EUA.

Neste sábado (16), a revista alemã "Der Spiegel" informou que a espionagem foi feita por uma agência conhecida pela sigla BND.

A revista citou documento de 2009 da BND que colocava um membro turco da Otan como um alvo para os serviços de inteligência alemães.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página