Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Terremoto fere mais de cem na Califórnia

Tremor na madrugada de domingo (24) danificou prédios históricos da região de Napa; casas foram interditadas

Peru sofreu no domingo abalo sísmico mais forte, mas em área erma; não há registro de feridos ou danos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O maior terremoto a atingir o vale de Napa, na Califórnia, em 25 anos deixou mais de cem pessoas feridas e destruiu prédios históricos na madrugada de domingo (24).

Um tremor de magnitude 6 graus na escala Richter, considerado "mediamente forte" por especialistas, atingiu na madrugada a região, famosa pelo plantio de uvas e pela fabricação de vinhos. O ponto turístico fica cerca de 70 km ao norte de San Francisco (onde o tremor pôde ser sentido com suavidade).

Algumas casas pegaram fogo e cerca de cem prédios foram interditados. Faltou luz em toda a cidade de Napa.

Não há notícias de mortes, mas três pessoas ficaram gravemente feridas, inclusive uma criança que sofreu fraturas múltiplas depois que uma lareira caiu sobre ela, informou o chefe dos bombeiros locais, John Callahan.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou estado de emergência.

"Dizem que durou 50 segundos. Mas parece que foram 50 minutos. Eu estava com medo demais para gritar", diz a dona de antiquário Patricia Trimble, 50. Ela correu para sua loja assim que o tremor cessou e encontrou a vitrine quebrada, estantes tombadas e mercadorias pelo chão.

A Califórnia fica ao longo de uma falha geológica e espera um terremoto mais forte, que locais apelidam de Big One (o grandão). O geólogo Don Blakerman, da Geological Survey, diz que "não é possível prever quando esse tremor intenso e cientificamente provável acontecerá".

PERU

Um tremor de 6,9 graus na escala Richter aconteceu também no domingo em uma área erma da região central do Peru, reportou a agência U.S. Geological Survey.

Não houve registros de feridos ou de danos materiais, disse Mario Casareto, porta-voz dos bombeiros peruanos.

Ele afirmou que autoridades ainda faziam buscas na região de Ayacucho na noite do domingo.

A imprensa local diz que o tremor pôde ser sentido em partes de Lima, capital do país, e em outras cidades, como Cusco e Arequipa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página