Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bloco europeu escolhe novos dirigentes

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A União Europeia nomeou neste sábado (30) o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, como o novo presidente do Conselho Europeu e a atual ministra das Relações Exteriores italiana Federica Mogherini como chefe da diplomacia europeia.

Tusk, de centro-direita, será o responsável pelo órgão que reúne os chefes de governo europeus. Ele substitui o belga Herman Van Rompuy.

Durante seu mandato na Polônia, ele defendeu a entrada do país na zona do euro e a adesão da Croácia ao bloco. A nomeação de Tusk ao principal órgão político da UE era um desejo da alemã Angela Merkel, sua aliada.

Como compensação, a centro-esquerda europeia ficou com a pasta responsável pelas relações internacionais do bloco. A nomeada é a italiana Federica Mogherini, que exercia o cargo de ministra das Relações Exteriores de seu país.

A escolha de Mogherini, que entrará no lugar da britânica Catherine Ashton, foi controvertida. Alguns líderes políticos do bloco a consideravam muito branda com a Rússia em relação à Ucrânia.

O novo presidente do Conselho Europeu deverá assumir o cargo em outubro, enquanto a chefe da diplomacia começa em novembro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página