Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Manifestantes contra o governo invadem TV estatal no Paquistão

Protestos pedem renúncia do primeiro-ministro Nawaz Sharif

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Após um fim de semana marcado por violentos protestos na capital paquistanesa, Islamabad, manifestantes antigoverno invadiram a sede da televisão estatal do país e cortaram temporariamente o sinal do canal, nesta segunda-feira (1º).

O Exército do Paquistão e forças paramilitares tiraram cerca de 400 manifestantes do prédio da Paquistão Televisão (PTV), restabelecendo a programação.

Os protestos pedem a renúncia do primeiro-ministro, Nawaz Sharif, alegando fraude eleitoral no pleito que o levou ao poder há pouco mais de um ano. O premiê teve uma vitória esmagadora nas urnas.

Os manifestantes que saem às ruas são liderados pelos oposicionistas Imran Khan, político e ex-jogador de críquete, e o clérigo muçulmano Mohamed Tahir-ul Qadri.

No fim de semana, manifestantes e policiais se confrontaram no centro de Islamabad, perto de edifícios governamentais e embaixadas. Três pessoas morreram e centenas ficaram feridas.

Sharif, por sua vez, disse que os pedidos para que renuncie são "inaceitáveis" e "inconstitucionais".

O ministro da Defesa, Khawaja Mohamed Asif, disse que o governo deverá agir mais duramente na repressão às manifestações.

"Se não houver prisões em massa, o uso seletivo da força será usado", disse.

O Exército pede que o governo encontre uma solução negociada para a crise e alerta contra o uso da força para a contenção de protestos.

A intervenção dos militares no processo político é vista com desconfiança, já que o Exército conta participações frequentes em golpes de Estado. O próprio Sharif já havia sido tirado do poder pelos militares, em 1999.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página