Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Marcos Caramuru de Paiva

Dilemas da política industrial chinesa

Setor privado continua em expansão, mas com escala de crescimento e renda ainda abaixo das estatais

Grande parte do sucesso do setor industrial chinês nos últimos anos deu-se em função do acesso relativamente fácil e barato a financiamento.

O baixo custo da mão de obra contou, a simplicidade da tributação e o grau de informalidade em que muitas empresas trabalharam até 2008, enquanto não havia lei de contrato de trabalho, também pesaram, o preço baixo da energia, a eficiência da logística, o desenvolvimento da infraestrutura desempenharam o seu papel.

Mas a disponibilidade de recursos foi fator essencial para o desenvolvimento do setor privado.

Quem conversa com empresários chineses neste momento, no entanto, dá-se conta de que o financiamento está bem mais difícil do que no passado.

Os bancos estão rigorosos nas avaliações de risco, e tomar recursos em moeda estrangeira para os que investem ou operam no exterior é caro.

O Banco Central tem reduzido o compulsório dos bancos, mas apenas para ampliar os empréstimos a micro e pequenas empresas e ao setor agrícola.

Com isso, o setor industrial de médio porte está sendo afetado.

Além disso, a política de combate à corrupção tem levado as instituições financeiras a emprestar com cautela redobrada.

Os funcionários temem ser alvo de acusações, caso os projetos financiados apresentem problemas.

O resultado é um tanto inusitado. As estatais, que não têm dificuldade de acesso a recursos, ficam numa posição favorecida. Ganham condições de se expandir e incorporar unidades industriais privadas que não veem espaço para ampliar os seus investimentos.

Ao lado disso, o governo está estimulando capitais privados a participarem do financiamento de atividades em que as estatais são as grandes protagonistas, como, por exemplo, ferrovias.

A questão é que a política governamental é precisamente diminuir o peso das estatais.

O governo está apertando as regras para controlar suas operações, reduzindo drasticamente os salários da alta administração, aumentando o grau de transparência de suas contas, determinando que as estatais abram o capital de modo a levá-las a adotar práticas de mercado. O resultado, no entanto, é lento.

Finalmente, o governo busca desacelerar empresas que atuam em setores onde há excesso de produção, como aço e carvão, por exemplo. E as resistências são grandes.

No agregado, o setor privado continua em expansão. Mas a escala de crescimento e da renda ainda estão bem abaixo da realidade das estatais. É difícil ocupar o espaço dos monopólios públicos, há falta de talentos para posições-chave e a tributação pesa.

Formular políticas que levem a que as empresas privadas aumentem sua participação relativa na economia --e não o contrário-- é um dos desafios relevantes da política industrial chinesa.

Um nó que parece estar longe de ser resolvido.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página