Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Líder supremo do Irã é operado da próstata

Mídia estatal não confirma câncer do aiatolá Khamenei, que dirige o país desde 1989

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, 75, foi operado da próstata nesta segunda (8), informou a agência estatal de notícias IRNA. Não há confirmação oficial, porém, de que Khamenei tivesse câncer de próstata.

Segundo o chefe da equipe médica, Alireza Marandi, a operação foi um sucesso.

"Geralmente, pacientes precisam descansar por três, quatro ou cinco dias após uma cirurgia desse tipo", afirmou Marandi à TV estatal.

"Não quer dizer que orações não sejam bem-vindas. Se Deus quiser, não deve ser algo preocupante. É uma operação normal", disse Khamenei, antes de se internar em um hospital de Teerã.

É impossível determinar, com base nas informações divulgadas, se a próstata do líder supremo foi removida. Especialistas ouvidos pelo jornal americano "New York Times" fora do Irã afirmam que a hospitalização e a convalescência por vários dias sugerem que ela teria sido removida. "Se ele está tendo a próstata removida, a doença está em estágio inicial, e é provável que se cure", afirma Eric Klein, médico do Instituto Renal e Urológico Glickman, dos EUA.

Khamenei dirige o Irã desde 1989, quando foi designado líder supremo sucedendo o aiatolá Khomeini (1902-1989), que liderou a Revolução Islâmica de 1979. O cargo é vitalício e o mais alto do sistema político iraniano.

Indicado pela Assembleia dos Peritos, composta por 80 juristas, o líder supremo orienta as políticas externa, militar e de inteligência, e pode demitir qualquer servidor, inclusive o presidente.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página