Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Polêmico prefeito de Toronto desiste de tentar reeleição

Para tratar tumor, Rob Ford deixa campanha; irmão vai concorrer à prefeitura em seu lugar

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O polêmico prefeito de Toronto, Rob Ford, 45, anunciou nesta sexta (12) que desistirá de concorrer à reeleição para tratar um tumor abdominal, descoberto em exame hospitalar há dois dias.

No cargo desde 2010, Ford estava em campanha para ficar por mais quatro anos na prefeitura da maior cidade do Canadá, apesar de uma série de escândalos durante o seu primeiro mandato envolvendo consumo de álcool e crack, declarações desastradas e pedidos de perdão à população.

"É com o coração pesado que lhes digo que não posso continuar minha campanha para a reeleição como seu prefeito", disse Ford em comunicado. O mandatário deve, porém, disputar uma vaga na Câmara Municipal no pleito do dia 27 de outubro.

Ford afirmou ainda que pediu a seu irmão mais velho Doug, 49 --empresário, vereador e coordenador de sua campanha--, que concorra ao Executivo municipal em seu lugar. "Nós precisamos dele. Não podemos voltar atrás."

O prefeito anunciou sua desistência antes mesmo de saber se o tumor detectado é benigno ou maligno --os resultados da biópsia devem sair dentro de uma semana.

Ford reconheceu ter usado crack no ano passado, durante o que classificou de "estupor alcoólico", e em junho deste ano ele retornou ao trabalho depois de um período de tratamento contra a dependência de álcool e drogas.

O mandatário tornou-se conhecido, ou notório, fora do Canadá em maio de 2013, depois que o site "Gawker" noticiou a existência de um vídeo em que ele aparecia fumando um cachimbo de crack. Ford negou a história por meses, até a polícia anunciar que tinha cópia do vídeo e confirmar a autenticidade.

Pouco depois, veio à tona outro vídeo em que o prefeito aparece, nas suas próprias palavras, "extremamente embriagado", seguido por declarações chocantes --acusado de assédio a uma assessora, Ford negou ter dito que queria "comer a xoxota" dela. Na sequência, pediu desculpas pela "linguagem inaceitável".

Neste ano, após começarem a circular relatos de que haveria um segundo vídeo com ele fumando crack, Ford decidiu se internar na clínica de reabilitação, mas sem deixar o cargo nem abandonar a campanha para se reeleger.

Em 2013, a Câmara de Toronto retirou a maior parte dos poderes de Ford, mas não pôde afastá-lo do cargo porque ele não havia sido condenado criminalmente --há uma investigação policial sobre o prefeito ainda em curso.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página