Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Europa e Kiev adiam adoção de livre-comércio

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

União Europeia e Ucrânia concordaram nesta sexta em adiar a implementação de seu pacto de livre-comércio para 2016, após pressão da Rússia.

O pacto, recusado pelo ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovitch, deflagrou a série de protestos que culminaram em sua deposição, na anexação da Crimeia e na crise no leste do país.

O adiamento é considerado uma vitória de Moscou, que se opõe ao acordo.

Para o Kremlin, a implementação do acordo deve inundar o mercado ucraniano de produtos europeus, criando dificuldades de competição dos concorrentes russos no país vizinho, retirando a Ucrânia de sua área de influência.

O tratado, que deve ser ratificado na semana que vem, estava previsto para entrar em vigor no dia 1º de novembro. No entanto, ameaças da Rússia de aumentar a tarifa de importação do gás natural, principal matriz energética do país, motivaram a mudança de data.

Segundo a comissária de comercia da União Europeia, Karel de Gucht, o adiamento proporciona "uma pausa para discutir qualquer problema que surja, e para que as três partes envolvidas discutam o que fazer após 1º de janeiro de 2016".

De Gucht anunciou essa decisão após conversas com o ministro da Economia da Rússia, Alexei Uliukaiev, em Bruxelas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página