Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Controle republicano forçaria Obama a usar mais decretos

DE NOVA YORK

Um Congresso dominado pela oposição nos dois últimos anos de mandato inevitavelmente dificultará mais o avanço da agenda política de Barack Obama.

Para o cientista político David King, da Universidade Harvard, se os republicanos levarem o Senado, a agenda legislativa do presidente "se fechará completamente".

"Ele vai ficar seus dois últimos anos tentando avançar por decretos presidenciais", afirma. O presidente já prometeu fazer isso com a reforma da imigração, mas ele poderá sofrer ainda mais pressão republicana para mudar pontos do Obamacare, como ficou conhecida a polêmica reforma na saúde aprovada pelo governo em 2010.

Para Kyle Kondik, da Universidade da Virgínia, um Senado republicano também deve reduzir as chances de Obama fazer mais nomeações para o Judiciário.

"Os republicanos não vão querer que ele coloque mais nomes que poderão impactar para o próximo presidente --potencialmente, um republicano", diz.

Patrick Basham, diretor do Democracy Institute, entretanto, destaca que dominar o Congresso seria também um desafio para os republicanos. "Os democratas tiveram um certo sucesso em associar a imagem dos republicanos como os responsáveis por travar muitos dos debates no Congresso", diz. "Os republicanos terão que tomar cuidado para não acabar consolidando essa visão."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página