Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Kiev diz não cumprir plano de paz antes de cessar-fogo

Acordo entre Ucrânia e rebeldes assinado em Minsk prevê zona desmilitarizada

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Exército ucraniano anunciou neste domingo que não aplicará o plano de paz negociado com os separatistas pró-Rússia antes do respeito de um cessar-fogo total no leste da Ucrânia.

Kiev e os separatistas assinaram na madrugada de sábado (20), em Belarus, um memorando de nove pontos --ratificado também pela Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) e pela Rússia-- que prevê uma zona desmilitarizada de 30 km entre os dois lados da linha de frente.

Mas o porta-voz do Exército ucraniano, Andriy Lisenko, afirmou que a aplicação da zona desmilitarizada, de onde deveriam ter sido retiradas as armas pesadas neste domingo, só será possível apenas após um cessar-fogo total nas regiões separatistas de Lugansk e Donetsk.

Desde a assinatura do plano, dois soldados morreram.

"Um dos principais pontos [do acordo assinado em Minsk] envolve o cessar-fogo", afirmou Lisenko. "Enquanto não for cumprido o primeiro ponto, não podemos falar dos seguintes", disse.

O texto também prevê a a proibição do uso das armas de calibre superior a 100 milímetros em zonas habitadas.

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, defendeu um maior investimento militar de Kiev, mesmo após a assinatura do acordo.

"Devemos reforçar nossas linhas de defesa, reforçar nosso Exército", afirmou o chefe de Estado ucraniano, mencionando a aquisição de "equipamentos".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página