Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Explosões em província chinesa deixam ao menos dois mortos

Xinjiang, no noroeste do país, é foco de separatistas uigures

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Duas pessoas foram mortas e diversas outras ficaram feridas após ao menos três explosões serem reportadas em Xinjiang, província no noroeste da China com forte movimento rebelde.

Os supostos atentados ocorrem após 17 autoridades regionais terem sido punidas por "responsabilidade" em um ataque com facas no qual 37 civis morreram em julho passado.

A polícia chinesa afirma ter matado 59 terroristas logo após os incidentes e feito mais de 215 prisões relacionadas ao casos.

Neste domingo, as autoridades dizem ter ocorrido ao menos uma explosão no distrito de Luntai, na região central de Xinjiang, e outras duas em cidades próximas. As informações, divulgadas pelo Partido Comunista da província, indicam que outros ataques podem ter ocorrido, mas não dá mais detalhes.

"No momento, todos os feridos foram enviados a hospitais para tratamento, a ordem social é normal nos locais e os casos estão sendo investigados", afirma o partido, em nota.

Os uigures reivindicam autonomia em relação a Pequim e se dizem culturalmente perseguidos pela maioria étnica han do país.

Em março, um ataque na estação de trem de Kunming no qual mais de 140 pessoas ficaram feridas foi atribuído pelas autoridades aos separatistas uigures. Três pessoas foram condenadas à morte.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página