Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Invasor da Casa Branca tinha 800 balas

Omar J. Gonzalez, que escalou uma cerca da residência presidencial semana passada, carregava armas no carro

Segundo Justiça dos EUA, ele já fora preso em julho com rifles e um mapa destacando a sede do Poder Executivo

ISABEL FLECK DE NOVA YORK

O texano Omar J. Gonzalez, 42, que escalou uma das cercas da Casa Branca e chegou a entrar na residência do presidente americano na última sexta (19), tinha munição e armas em seu carro e havia sido preso em julho com armas semiautomáticas e um mapa com uma marcação sobre o edifício oficial.

Procuradores federais detalharam, durante audiência nesta segunda (22), que havia 800 cartuchos de munição, duas machadinhas e uma machete no carro do invasor, que estava estacionado a algumas quadras da Casa Branca.

O juiz ordenou que o invasor fique detido até 1º de outubro, quando ocorre uma nova audiência.

Gonzalez, que, segundo parentes, teria servido no Iraque como atirador de elite, pulou a cerca voltada para a avenida Pensilvânia por volta de 19h20 (20h20 no Brasil) de sexta-feira.

Ele correu aproximadamente 65 metros até o pórtico norte, com uma faca de 6,5 cm, e conseguiu entrar no edifício, sendo imobilizado por um agente que estava do lado de dentro.

O presidente Obama e suas filhas tinham deixado, havia 10 minutos, a Casa Branca de helicóptero rumo à residência de Camp David.

Nesta segunda, foi revelado ainda que Gonzalez havia sido detido em julho pela polícia estadual da Virgínia quando seu Ford Bronco 1996 foi parado numa estrada interestadual. No carro, havia 11 armas, incluindo quatro pistolas e quatro rifles, alguns equipados com miras e bipés geralmente usados por atiradores de elite.

Os policiais encontraram ainda "um mapa de Washington, com alguns escritos e uma linha apontando para a Casa Branca".

Um mês depois, o texano foi parado --mas não detido-- quando agentes de segurança perceberam que ele estava com uma machadinha em frente à cerca do portão sul da Casa Branca.

Na época, os agentes só encontraram equipamento de camping e dois cachorros dentro de seu carro.

Diante das revelações, as investigações examinarão não só a resposta à invasão da sexta, mas também se houve negligência dos agentes que faziam a segurança no incidente de agosto.

No último sábado, a diretora do Serviço Secreto, Julia Pierson, ordenou a revisão dos protocolos de segurança na residência e um reforço de seu efetivo no local.

O Serviço Secreto é orientado a não atirar em invasores, a não ser que eles demonstrem estar armados ou carreguem mochilas ou pacotes que possam conter explosivos. Um cão de guarda contra invasores não foi solto.

A porta estaria destrancada porque é muito usada. O hall em que Gonzalez entrou tem uma escada que leva para os quartos de uso da família presidencial.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página