Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Novo governo da Suécia vai reconhecer Estado da Palestina

Medida, anunciada nesta sexta, pode levar outros países europeus a tomarem posição

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O novo governo da Suécia, de centro-esquerda, vencedor nas eleições legislativas de setembro, informou nesta sexta-feira (3) que reconhecerá o Estado da Palestina.

A medida, anunciada pelo primeiro-ministro, Stefan Lofven, fará do país nórdico "o primeiro entre os principais países europeus a assumir essa posição", disse.

No total, 134 países reconhecem o Estado palestino. O Brasil o fez em 2010.

A Assembleia-Geral da ONU aprovou o reconhecimento de fato do Estado soberano da Palestina em 2012, mas a União Europeia e a maioria de seus países ainda não deram aceitação oficial.

"O conflito entre Israel e a Palestina só pode ser resolvido com uma solução de dois Estados, negociada de acordo com a lei internacional", disse o premiê sueco.

"Uma solução de dois Estados requer o reconhecimento mútuo e a vontade de uma coexistência pacífica. A Suécia vai, portanto, reconhecer o Estado da Palestina", afirmou Lofven.

Para os palestinos, a medida tomada pela Suécia vai ser um impulso bem-vindo para suas ambições.

A Suécia é reconhecida como uma mediadora honesta nas relações internacionais e uma voz influente na política externa da UE.

A decisão pode levar outros países a se posicionarem, num momento em que os palestinos ameaçam tomar medidas unilaterais pela criação de um Estado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página