Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Partido antieuropeu elege 1º deputado no Parlamento britânico

Novo parlamentar, Douglas Carswell é mais moderado que outros dirigentes do Ukip

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Partido da Independência do Reino Unido (Ukip), de extrema-direita, conquistou na última quinta (9) sua primeira vaga no Parlamento britânico, com a vitória de Douglas Carswell.

Eleito com 60% dos votos do colégio eleitoral de Clacton, no leste da Inglaterra, Carswell aderiu ao Ukip em agosto, após deixar o Partido Conservador, do primeiro-ministro David Cameron.

A saída de Carswell da agremiação, pela qual era deputado em Clacton, provocou um novo pleito na região. O segundo foi seu ex-colega de partido Gilles Watling, que teve 24,6% dos votos.

Em terceiro, ficou o trabalhista Tim Young, com 11,2%, seguido pelo verde Chris Southall e o liberal-democrata Andy Graham.

Além da vitória em Clacton, que tem cerca de 35 mil eleitores, o Ukip foi segundo colocado nos colégios eleitorais de Heywood e Middleton, no norte da Inglaterra.

Para o líder do partido, Nigel Farage, a vitória "agitou a política britânica" e foi uma prévia para a eleição parlamentar britânica, em 2015.

"O que aconteceu aqui foi grande. As pessoas querem mudança, estão cansadas dos políticos de carreira dos três partidos", disse, em referência a conservadores, liberais-democratas e trabalhistas.

Ele espera que, com a vitória de Carswell, outros deputados conservadores adiram ao Ukip. "Não seria uma surpresa se outros considerarem uma mudança de lado".

Em um aceno aos eleitores que antes votavam nos conservadores, David Cameron disse nesta sexta (10) que o crescimento do Ukip só beneficiará os trabalhistas.

"Isso levará a Ed Miliband [líder da oposição] como primeiro-ministro, Ed Balls como chanceler, os trabalhistas no poder".

Mas a situação para os trabalhistas não é diferente: em Heywood e Middleton, seus candidatos venceram com vantagem de dois pontos percentuais para o Ukip.

A próxima eleição parlamentar britânica será em maio de 2015. A previsão é que o Ukip avance, assim como nas últimas eleições municipais, em maio deste ano.

MODERAÇÃO

Apesar da vitória partidária, Nigel Farage não terá em Carswell um defensor completo das ideias do Ukip.

O partido defende forte controle sobre a imigração no Reino Unido, assim como a saída dos britânicos da União Europeia. Embora defenda a retirada do bloco, Carswell diverge quanto a imigração.

Um dia após a votação, ele provocou mal-estar no partido ao discordar de Farage sobre a imigração de pessoas com HIV. Enquanto Farage quer impedir a entrada de soropositivos, Carswell diz que em alguns casos a entrada poderia ser permitida.

Em entrevistas, Farage afirmou que se sente incomodado quando ouve outra língua que não o inglês em trens. Mas Carswell diz não ter "dificuldades com o Reino Unido como ele é hoje".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página