Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Novo exame descarta caso suspeito da doença no Brasil

JOHANNA NUBLAT DE BRASÍLIA

O resultado do segundo exame laboratorial feito em Souleymane Bah, 47, primeiro caso suspeito de ebola no Brasil, também deu negativo nesta segunda-feira (13), o que descarta em definitivo a possibilidade de infecção do paciente da Guiné pelo vírus.

Bah chegou ao Brasil em 19 de setembro, vindo da Guiné ""um dos países da África ocidental mais afetados pela doença no momento.

Na quinta-feira (9), o paciente deu entrada em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Cascavel (PR), relatando febre, tosse e dor de garganta.

Desde que foi admitido e isolado na UPA, porém, o paciente não apresentou nenhum sintoma característico do ebola --como febre, hemorragia e vômitos.

Um primeiro teste, feito na sexta-feira (10), deu resultado negativo para infecção por ebola. Pelo protocolo, no entanto, um segundo exame deveria ser feito 48 horas após o primeiro para descartar a doença. O resultado deste segundo exame foi divulgado, na tarde desta segunda (13), pelo ministro Arthur Chioro (Saúde).

Descartada a doença, será desmontado o esquema que monitorava, desde quinta (9), as dezenas de pessoas que tiveram contato com Bah --na UPA e no local onde ele mora-- e o eventual surgimento de febre e outros sintomas para o ebola.

A alta do paciente, segundo Chioro, vai depender dos médicos que atendem Bah no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (RJ). Testes rápidos feitos no paciente já descartaram malária, dengue e HIV.

O ministro afirmou que o governo pretende ampliar a divulgação de informações sobre o ebola entre companhias aéreas e funcionários de portos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página