Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

"Se vencer, Obama buscará diálogo com Irã"

DE SÃO PAULO

Para o diplomata egípcio e Nobel da Paz Mohamed ElBaradei, a eventual reeleição de Barack Obama na semana que vem nos EUA e a sucessão no Irã em 2013 abrirão caminho para a retomada do diálogo a respeito do programa nuclear iraniano.

"Obama estava e segue pessoalmente interessado no diálogo [com o Irã] na base do respeito mútuo", disse o ex-diretor-geral da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) em palestra em São Paulo anteontem, no ciclo Fronteiras do Pensamento.

Indagado sobre o cenário em caso de vitória do republicano Mitt Romney -que cobra de Obama mais pressão sobre Teerã-, o egípcio se esquivou. "Dou como certo que ele [Obama] já venceu. Não conheço muito bem Romney. Se Obama for reeleito, o diálogo será retomado."

ElBaradei criticou a abordagem do tema no Ocidente que, segundo ele, "beira a caricatura". "Aiatolás malucos determinados a ter a bomba para ameaçar", ironizou.

O diplomata disse que o programa nuclear de Teerã é um "sintoma" da crise no Oriente Médio, que só será resolvida com a disposição para reformar "o sistema coletivo de segurança" na região e para dar passos rumo a um mundo sem armas nucleares.

ElBaradei, que já foi candidato à Presidência do Egito, elogiou avanços democráticos e sociais na América Latina -"a pobreza também é arma de destruição em massa".

Disse esperar que o futuro dos países pós-Primavera Árabe seja semelhante. "Tenho uma palavra para o povo do Brasil e da América Latina: obrigado. Obrigado por nos mostrar que essa transição é possível." (FLÁVIA MARREIRO)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página