Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Banco congela o espólio de apresentador da BBC

Medida é precaução para futuras indenizações por abuso sexual; polícia prende comediante

RODRIGO RUSSO DE LONDRES

O banco britânico NatWest decidiu nesta semana congelar os bens relativos ao espólio do apresentador Jimmy Savile, que morreu em 2011 e agora é acusado de ter cometido crimes sexuais contra centenas de menores.

Estima-se que a fortuna de Savile, apresentador da emissora pública BBC, chegue ao equivalente a R$ 14 milhões. O banco se prepara para possíveis ações judiciais das vítimas pedindo indenizações.

O testamento do apresentador foi escrito em 2006, segundo o jornal "Financial Times", que obteve cópia do documento. A quantia administrada pelo banco britânico é relativa a um fundo de caridade que Savile instituiu.

Entre os beneficiários de seu testamento, ainda segundo o "Financial Times", estão ex-empregados de dois hospitais da rede pública de saúde do Reino Unido, nos quais a polícia investiga se Savile cometeu abusos.

No hospital de Broadmoor, ex-funcionários ouvidos pela emissora de TV Channel 4 contam que Savile tinha acesso livre e andava pelos corredores com um molho de chaves. Há acusações similares em ao menos outros dois hospitais.

Ontem a polícia britânica anunciou a detenção do comediante Freddie Starr, 69. Ele é acusado de haver abusado sexualmente de uma garota de 14 anos no camarim de Savile, na BBC.

No último dia 28, o cantor Gary Glitter foi detido, sob acusação semelhante. Há indícios de que outras celebridades também estão envolvidas no escândalo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página