Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Após Sandy, frio é agora ameaça para 40 mil em Nova York

Temperatura na cidade e em outras regiões atingidas por tempestade deve ficar abaixo de zero a partir de hoje

Cerca de 1,7 mi estão sem luz elétrica nos Estados de Nova York e Nova Jersey; tragédia pode prejudicar a votação

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Dezenas de milhares de pessoas afetadas pela passagem da tempestade Sandy, que matou ao menos 112 nos EUA, enfrentam agora uma nova ameaça: o frio.

De acordo com o prefeito da cidade de Nova York, Michael Bloomberg, entre 30 mil e 40 mil pessoas estão sendo orientadas a se refugiar em centros para desabrigados já que suas casas não têm calefação desde segunda-feira.

Ontem, a temperatura em Nova York caiu a 4º C e a expectativa é que hoje o índice alcançasse -1º C.

Segundo o governador de Nova York, Andrew Cuomo, cerca de 730 mil pessoas continuam sem energia elétrica no Estado, 145 mil delas na cidade. Em Nova Jersey, o número chega a 1 milhão.

Há ainda racionamento de combustível. No norte de Nova Jersey, 80% dos postos de gasolina estão fechados.

VOTAÇÃO POR E-MAIL

A previsão é que a situação de emergência após o Sandy complique a votação nas eleições presidenciais americanas, amanhã. "Trabalhamos para assegurar que todo mundo possa votar. Não será fácil", disse Bloomberg.

Em Nova Jersey, o governo decidiu estender a autorização de votar por e-mail ou por fax -em vigor para militares e votantes em trânsito- para os afetados pela tempestade.

Uma queda na votação nesses Estados historicamente democratas pode ter impacto no percentual de votos de Barack Obama pelo país, mas dificilmente mudaria a eleição, cuja palavra final é dada pelo colégio eleitoral formado por delegados estaduais. Nova Jersey e Nova York sempre votam nos democratas.

A lei eleitoral de Nova York permite que uma nova votação seja marcada caso o comparecimento seja menor que 25% dos eleitores registrados.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página