Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'O melhor está por vir', discursa presidente

Barack Obama falou a 20 mil pessoas em Chicago, de onde acompanhou a apuração que apontou a sua vitória

Antes, havia postado no Twitter uma foto ao lado de Michelle e os dizeres 'mais quatro anos' aos seguidores

DA ENVIADA A CHICAGO

Se em tudo a vitória de Barack Obama diminuiu em relação a 2008, isso ficou explícito na festa da vitória e no discurso proferido ontem.

Da esperança de mudar o mundo, o presidente passou à promessa de que o melhor ainda está por vir, enfatizando a dificuldade dos últimos quatro anos.

"Nesta noite, nesta eleição, vocês, povo americano, nos lembraram que embora nosso caminho tenha sido árduo e nossa jornada, longa, nós nos reerguemos, lutamos para recuperar o terreno perdido, e sabemos que, para os Estados Unidos da América o melhor ainda está por vir."

É a promessa possível após cinco anos de crise, que marca a conversão do presidente idealista em pragmático. Em vez das imagens grandiloquentes de transformação, dirigiu-se ao americano de classe média afetado pela deterioração da economia, buscando uma empatia perdida.

Do que Obama não abriu mão foi da promessa de unificar o país, tão marcante em sua primeira vitória. "Somos mais que Estados azuis [democrata] e vermelhos [republicanos]", afirmou, sob aplausos intensos. "O que torna os EUA especiais são os laços que mantêm unido o país mais diverso do mundo, e a ideia de que nosso futuro é compartilhado."

Na plateia, cerca de 15 mil voluntários de sua campanha aplaudiam. Antes da chegada do presidente, que aguardava em um hotel de Chicago o fim da apuração, a multidão cantou, chorou, celebrou, dançou e se abraçou.

Mas a própria natureza do evento, em um asséptico centro de convenções de Chicago, para 20 mil pessoas (incluindo assessores e jornalistas), contrastou com o discurso histórico no Parque Grant, em 4 de novembro de 2008, assistido por 240 mil.

Sintomático é que a primeira manifestação de Obama após a vitória não tenha sido em pessoa, mas por Twitter: a foto dele abraçando a mulher, Michelle [veja ao lado], com os dizeres "mais quatro anos" se tornou o post mais retuitado da história. Foi seguido pelo recado a seus 22,8 milhões de seguidores: "Isso aconteceu por causa de vocês".

Leia a íntegra do discurso

folha.com/no1181643


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página