Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Xerife dos mercados' vai deixar o cargo nos EUA

Mary Schapiro comanda órgão regulador de função semelhante à da CVM desde 2009

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A presidente da Comissão de Títulos e Câmbio dos EUA (SEC, na sigla em inglês), Mary Schapiro, 57, anunciou que deixará seu cargo no dia 14 de dezembro. É a primeira grande mudança da equipe de reguladores financeiros do governo após a reeleição do presidente Barack Obama.

A SEC tem nos EUA função equivalente à da brasileira CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que é fiscalizar os mercados financeiros.

Sem filiação política, Schapiro havia sido nomeada para a SEC em 2009, logo depois da crise financeira global e num período em que a atuação da agência vinha sendo alvo de pesadas críticas.

A SEC foi acusada de frouxidão na supervisão de bancos como o Lehman Brothers, que faliu em 2008 e contribuiu para a maior crise econômica do país desde a Grande Depressão dos anos 1930.

Segundo o jornal "The New York Times", Schapiro dizia a pessoas próximas que estava exausta do trabalho e esperava ser substituída depois da eleição. Em nota, ela chamou sua passagem pela agência de "incrivelmente recompensadora" e disse que a SEC agora tem mais poder para combater irregularidades.

Sua substituta será Elisse B. Walter, que integra a SEC desde 2008 e já presidira interinamente a agência.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página