Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Governo estuda ampliar emissão de autorizações

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
EM PORTO PRÍNCIPE

A informação de que a cota de vistos para haitianos já está esgotada chegou em novembro ao CNIg (Conselho Nacional de Imigração), e uma decisão sobre a ampliação ou não dessa política pelo governo brasileiro pode sair já no próximo encontro, previsto para 12 de dezembro.

A Folha apurou que o CNIg vai adotar uma de três possíveis decisões sobre o futuro da imigração haitiana ao Brasil.

A primeira delas é simplesmente não renovar a resolução que estabeleceu a concessão de vistos e encerrar a política no início de 2014.

As outras duas opções, no entanto, preveem a manutenção da política de vistos para haitianos, até mesmo aumentando a quantidade de benefícios.

O CNIg pode editar uma nova resolução no padrão da atual, concedendo vistos para 1.200 famílias por ano; ou pode manter a mesma política e aumentar o teto de vistos a serem concedidos.

O CNIg é um conselho composto por representantes de nove ministérios e também por entidades da sociedade civil, ligadas aos trabalhadores, aos empregadores e à comunidade científica e tecnológica.

Em setembro, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afastou a possibilidade de ampliar a quantidade de vistos concedidos a imigrantes haitianos.

Naquela época, a cota de vistos ainda não havia sido esgotada.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página