Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Filipinas

Governo decreta calamidade após tufão Bopha, que ameaça voltar

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - O presidente das Filipinas, Benigno Aquino, decretou na sexta estado de calamidade no país devido ao tufão Bopha, que deixou quase 600 mortos e mais de 500 desaparecidos.

Após o anúncio, a tempestade fez um retorno no mar do Sul da China e ameaça atingir hoje o noroeste do arquipélago.

O tufão abalou primeiro o sul das Filipinas, na terça, com ventos médios de 175 km/h e chuvas fortes, deixando o país na quinta-feira após causar danos em 26 províncias.

O governo enviou grandes equipamentos, como guindastes e escavadeiras, para reabrir estradas e localizar mais mortos nas províncias mais atingidas. Cães farejadores também vão ajudar a encontrar os desaparecidos. Se concretizada, a nova ameaça pode ser agravada ainda mais pela concentração de equipes e recursos estatais, como polícia e Exército, no sul das Filipinas, longe da área a ser afetada.

O governo congelou o preço dos alimentos básicos. As administrações locais também terão recursos para contribuir nas operações de resgate.

O saldo atual de mortos chega a 593 pessoas, além de quase 600 desaparecidos.

O governo já contabiliza quase 30 mil casas destruídas ou danificadas e prejuízos de cerca de US$ 100 milhões com a passagem do tufão.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página