Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Chanceler israelense renuncia a seu cargo

Avigdor Lieberman é acusado de fraude

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Avigdor Lieberman, ministro das Relações Exteriores de Israel, renunciou ontem ao cargo após ser acusado de fraude e abuso de confiança.

O anúncio deve ter repercussão nas eleições gerais israelenses de 22 de janeiro, para as quais as pesquisas apontavam até então vitória da coalizão de direita entre o partido Yisrael Beitenu, liderado por Lieberman, e o grupo Likud, do atual primeiro-ministro Binyamin Netanyahu.

Lieberman renunciou também à imunidade parlamentar que travava os procedimentos legais iniciados pelo Ministério da Justiça, que o acusa de ter recebido material oficial sobre a investigação movida contra ele.

O diplomata teria recebido os documentos do Ministério das Relações Exteriores, que buscava informações adicionais das autoridades de Belarus sobre Lieberman.

Foram deixadas de lado as acusações mais sérias contra Lieberman, como a de lavagem de dinheiro e propina.

Não está claro se ele ainda irá concorrer ás eleições gerais de Israel.

Lieberman, figura forte do governo Netanyahu, é conhecido pela retórica nacionalista. Sem a presença dele na coalizão, analistas preveem queda no apoio ao grupo.

Na ausência de Lieberman, o premiê Netanyahu assume a pasta das Relações Exteriores até nomear outro ministro. Ele pode manter o cargo até as eleições.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página