Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

TV indica vitória liberal-democrata no Japão

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O conservador Partido Liberal-Democrata (PLD), que perdera as eleições de 2009 no Japão após mais de 50 anos no poder, venceu o pleito legislativo de ontem no país. O ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, 58, líder da legenda, deverá ser escolhido como novo premiê japonês.

Segundo projeção da rede de TV Asahi, o PLD terá pelo menos 291 assentos na Câmara Baixa do Parlamento, cujo total é de 480 membros.

Somados os parlamentares eleitos do seu aliado, Novo Komeito, o partido de Abe terá a maioria de dois terços, necessária para substituir o superior hierárquico da casa.

"Nós prometemos tirar o Japão da deflação e corrigir um iene forte", disse Abe. "O mesmo vale para a defesa nacional e para a diplomacia."

O Parlamento deve escolher Abe como primeiro-ministro em 26 de dezembro.

O secretário-geral do PLD, Shigeru Ishiba, não descartou a cooperação com o Partido da Restauração, nova tendência da direita, que deve ter 52 assentos.

Projeções mostram o Partido Democrático, do atual premiê, Yoshihiko Noda, com pelo menos 56 lugares, menos de um quinto do resultado obtido em 2009. Noda disse que deixará o cargo de líder da sua sigla depois da derrota.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página