Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Jornais dos países abordam tema de forma diferente

DE LONDRES

Os jornais do Reino Unido e da Argentina deram enfoques bem diferentes ontem aos documentos secretos do governo britânico sobre a Guerra das Malvinas.

A imprensa inglesa, que teve acesso prévio aos papéis sob a condição de só divulgá-los ontem, deu prioridade ao depoimento da primeira-ministra Margaret Thatcher à comissão independente que investigou o conflito.

Mantido em segredo há 30 anos, o documento foi tema das principais reportagens dos jornais e da BBC, a rede pública de rádio e TV.

Os ingleses também dedicaram bastante espaço às negociações entre Thatcher e o presidente americano Ronald Reagan. Os dois políticos conservadores foram os líderes mais importantes de seus países na década de 1980, na fase final da Guerra Fria.

Já a imprensa argentina preferiu dar destaque aos documentos secretos que registram o almoço no qual Thatcher determinou o ataque ao cruzador Belgrano. O naufrágio causou a morte de 323 soldados argentinos e é considerado um crime de guerra pelo país.

Os sites da mídia argentina também abordaram a ameaça da britânica de atacar a Argentina continental (não apenas o arquipélago disputado).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página