Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Repórter do "NYT" é forçado a sair da China

Visto de profissional do diário que revelou suspeita de corrupção não é renovado

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A China negou o pedido de renovação de visto do repórter no jornal norte-americano "New York Times" Chris Buckley, que trabalhava como correspondente no país asiático havia 12 anos.

A negativa de Pequim ocorre após a publicação, em outubro passado, de uma extensa reportagem do jornal -assinada por outro profissional, David Barbosa- revelando o aumento expressivo de patrimônio da família do premiê Wen Jiabao.

A China bloqueou o acesso ao site do jornal, após a publicação da reportagem.

A editora-executiva do "New York Times", Jill Abramson, confirmou que Buckey teve de deixar a China e informou que o pedido de renovação de visto de outro profissional do diário, Phil Pan, permanece pendente de aprovação pelo governo chinês.

Abramson disse esperar que as autoridades chinesas renovem o visto de Pan e "permitam que Buckley e sua família retornem a Pequim".

POLÍTICA MONETÁRIA

A China deve manter durante o ano de 2013 uma política monetária prudente e preços ao consumidor estáveis, segundo disse ontem Zhou Xiaochuan, presidente do banco central do país.

É mais um sinal emitido por Pequim de que não pretende mudar as diretrizes de sua política econômica com a troca de poder no país a ser consolidada em março.

O presidente chinês, Hu Jintao, fez comentários semelhantes em discurso de fim de ano. Ele disse que, sob o comando de seu sucessor, Xi Jinping, que assumiu em novembro passado a presidência do PC, o país continuará a buscar ser uma sociedade "moderadamente" próspera.

"Neste 2013, a China continuará transformando sua pauta de desenvolvimento econômico, perseguindo o progresso e assegurando a estabilidade", afirmou Hu.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página